No dia 12 de maio de 2021, a Suzano anunciou a construção da maior fábrica de celulose em linha única do mundo em Ribas do Rio Pardo/MS. Mais de três anos depois, em 21 de julho de 2024, a fábrica começou a operar. Na tarde de 25 de julho, saiu o primeiro fardo de celulose da Unidade. O primeiro de muitos que comporão as 2,55 milhões de toneladas anuais que a nova fábrica produzirá.
Baseado em um terreno de cerca de 3 km por 5 km, e com área construída equivalente a 450 campos de futebol, um dos maiores empreendimentos privados do Brasil dos últimos anos ostenta uma série de marcas impressionantes ao longo de sua construção.
Para erguer a estrutura do complexo industrial da nova unidade da Suzano, foram utilizados cerca de 380 mil metros cúbicos de concreto. Esse volume seria suficiente para construir quase cinco estádios do Maracanã. A sustentação das edificações contou com quase 60 mil toneladas de vergalhões e estruturas metálicas, 13,5 mil estruturas pré-moldadas, além de aproximadamente 25 mil estacas. Para interligar os diversos prédios industriais, a fábrica possui uma rede de tubulações que, ao todo, pesa 15 mil toneladas e se estende por 4,6 milhões de metros.
Outro destaque do projeto é o balão de vapor da caldeira de recuperação, a maior peça da obra, com 312 toneladas, peso comparável ao de mais de 11 jatos Boeing 737-800, o modelo mais utilizado no mundo.